sexta-feira, 13 de maio de 2011

Relatório da Visita de Estudo ao Museu da Electricidade

Relatório da Visita de Estudo ao Museu da Electricidade






Introdução

No fim do 2º período, as turmas 9ºA e 9ºC da escola Vasco da Gama, visitaram o Museu da Electricidade, no âmbito da disciplina de Físico-Química, uma vez que, a electricidade era nessa altura o conteúdo leccionado.



O Museu da Electricidade nem sempre foi um museu. Aquele espaço, em tempos já foi muito importante - era a antiga Central Tejo, onde se produzia electricidade para a cidade de Lisboa.
Agora é um museu que mostra principalmente aos estudantes, que a electricidade é muito importante, e não o faz apenas de uma maneira teórica em que percebemos como se fabrica, mas também através de experiências, jogos e visitas guiadas ao interior da fábrica.




O que aconteceu?

Fomos recebidos por uma senhora que nos acompanhou ao longo da visita, foi uma guia que nos explicou tudo de uma forma simples, mas muito esclarecedora.
Ela levou-nos ao interior do museu, onde se apresentou e nos mostrou uma Bola de Energia.








Depois, mostrou-nos um “espelho diferente”, ao qual tirei uma fotografia:

 






Após algumas explicações e fotografias, foram-nos “concedidos” alguns minutos para circularmos livremente sem que nos afastássemos muito.





De seguida, seguimo-la até uma sala onde fizemos uma experiência e ficámos a conhecer alguns nomes que ficaram na história da Química no que toca á electricidade.
Até chegar á sala, não pudemos deixar de reparar em algumas máquinas já muito antigas com que nos cruzámos pelo caminho e que decerto contam uma história…










Entretanto, passeamos mais um pouco pelo Museu e deparámo-nos com alguns bonecos que nos aproximaram á realidade dos trabalhadores da fábrica que trabalham inúmeras horas nesse espaço, bastante prejudicial á sua saúde e com um salário mínimo!
Também visitámos o interior de uma Caldeira, que estava sempre a temperaturas muito elevadas.









Observámos também algumas maquetes.
Esta é a maquete da cidade de Lisboa









Conclusão

Foi sem dúvida, uma visita de estudo muito enriquecedora.
Penso que é sempre positivo sair da sala de aula para através de um passeio, a que não estamos tão pressionados a cumprir as normas de sala de aula aprender mais qualquer coisa de uma forma mais prática.
Penso que importante apenas porque estávamos a estudar a Electricidade, mas também porque deu para conviver, perceber porque é que a electricidade é tão importante e como funcionava a fábrica, considero que isso também foi enriquecedor.







Sem comentários:

Enviar um comentário